Palavras chaves
Annual report
Distribution and supply chain
Transportar produtos biológicos não é uma tarefa fácil. Cada opção de envio e rota é analisada e o risco avaliado. Procuramos a embalagem mais sustentável e o meio de transporte mais confiável porque cada remessa de nossos produtos pode ser altamente sensível a possíveis mudanças de temperatura.
A Octapharma garante que todos os produtos plasmáticos completem sua jornada com segurança e mantenham a qualidade perfeita, seja em uma pequena remessa de alguns frascos ou uma remessa de mais de 10 paletes, especialmente embalados para a faixa de temperatura prevista durante a viagem.
Por exemplo, se enviarmos nossos produtos durante o inverno da Europa através do Oriente Médio para o destino final, sabemos que o meio de transporte tem que resistir ao clima frio em Viena, Áustria, enquanto o destino aproveita a temporada de verão, em temperaturas de até 40°C e mais. Para tais casos, estão disponíveis contêineres ativos e passivos. Esses recipientes podem estabilizar a temperatura. Também usamos vários métodos de aplicação de termofólio para isolar as mercadorias. Mais importante ainda, a cadeia de transporte deve ser harmonizada com os respectivos equipamentos. Para conseguir isso, colegas de vários departamentos trabalham juntos.
A Octapharma também contrata uma ampla rede terceirizada em todo o mundo. Embora as contribuições de nossos fornecedores sejam cruciais para nosso sucesso, nossas diretrizes internas e regulamentos de GDP definem nossas expectativas sobre os padrões de qualidade.
Gerenciar a cadeia de suprimentos global de nossos produtos exige toda a habilidade de um Grande Mestre do xadrez. Requer pensamento estratégico a cada movimento e capacidade de antecipar o inesperado, juntamente com a determinação de levar os produtos ao destino.
O sucesso da logística permitindo a liberação de uma remessa no mercado tem suas raízes em uma extensa fase de preparação, mas em última análise, o “sinal verde” para a liberação de uma remessa vem da equipe de Atendimento ao Cliente.
“Análise cuidadosa, colaboração e tempo são essenciais para garantir a entrega nas mãos dos pacientes. É crucial que todos os colegas de departamentos como as equipes de planejamento de Negócios e Alocação corporativa, equipes da Embalagem, Gerenciamento de Materiais e Cadeia de Suprimentos e as equipes de Avaliação e Liberação e Exportação estarem totalmente envolvidas. É uma colaboração estreita e intensa em que todos contribuem com habilidades específicas ”, afirma Rute Martins, Gerente de Atendimento ao Cliente Corporativo.
Com base na sede da Octapharma em Lachen, Suíça, a equipe de Atendimento ao Cliente Corporativo, que faz parte da Unidade Corporativa da Cadeia de Suprimentos, é o ponto de contato central para clientes representados por equipes de vendas locais. A equipe, formada por oito pessoas, é a interface entre todos os departamentos envolvidos no processo de ordem do pedido e o cliente. Rute e sua equipe lidam com todos os pedidos de produtos acabados e outras consultas provenientes de 115 países ao redor do globo. Embora seja um processo exigente e complexo, a equipe deve garantir que todos os requisitos sejam atendidos, do início ao fim do processo.
Passo a passo
A equipe de Atendimento ao Cliente Corporativo acompanha todas as etapas do processo, desde o envio do primeiro pedido, até a alocação do lote, embalagem, liberação do lote, confirmação do pagamento e posterior envio ao cliente.
Cada etapa da cadeia de abastecimento está ligada a outra e todos devem fazer sua parte todos os dias para garantir que nossos pacientes recebam os medicamentos da Octapharma com a mais alta qualidade e dentro do prazo.
Só depois de todas as etapas anteriores serem concluídas e confirmadas que a equipe de Atendimento ao Cliente Corporativo dá o sinal de “Vai!” ao departamento de Exportação para organizar o envio ao cliente. “Cada membro individual de cada equipe entende que temos que entregar nossos medicamentos no prazo. Trabalhamos juntos para contribuir com uma missão importante e nobre: ajudar centenas de milhares de pacientes em todo o mundo a mudar suas vidas ”, acrescenta Rute.
Uma estratégia de cadeia de suprimentos bem-sucedida está no centro da Octapharma.
No manejo dessa rede global, nossa prioridade é - e sempre será - a confiabilidade do processo, a segurança e a melhoria dos níveis de serviço para aqueles que são o foco do nosso trabalho diário: nossos pacientes.
Annual report
Distribution and supply chain