Protegendo nossos pacientes: garantindo o suprimento de plasma durante a COVID-19

22/02/2021
Notícias corporativas
Doação durante a COVID-19

Doando durante a COVID-19

Diante desses desafios, Ashleigh, sua equipe e a grande família da OPI se uniram para garantir a segurança dos doadores e de si próprios, para continuar a coletar o máximo de plasma possível.

Leia a história abaixo

Conforme a COVID-19 começou a se alastrar pelos EUA, ficou claro para Ashleigh Kline, Diretora do Centro de Doadores em Raleigh, Carolina do Norte, que ela e sua equipe teriam que modificar fundamentalmente a metodologia de trabalho para garantir a segurança de seus doadores, colegas e comunidade envolvida.

“Percebi rapidamente que a pandemia afetaria todos os aspectos de nossos negócios. Aceitar nosso ‘novo normal’ - incluindo desafios nas entregas e nos recursos humanos, bem como na disponibilidade de máscaras, maior saneamento e distanciamento social - ajudou a mim e minha equipe a responder com eficácia”, explica Ashleigh.

Sua história é uma das muitas em que os funcionários da Octapharma se esforçaram para garantir um suprimento seguro de plasma, garantindo que poderíamos continuar entregando nossos produtos aos pacientes em todo o mundo.

Operando durante a crise

Mais de 80% do plasma usado para produzir os produtos da Octapharma é proveniente de centros de doação de propriedade da empresa.

Os efeitos da COVID-19 - lockdown nacionais, paralisação de empresas, rompimento de suprimentos e restrições de viagens e remessa ao redor do mundo - representaram desafios significativos para nossos centros de doação de plasma e tornaram mais difícil do que nunca para os doadores continuarem a doar plasma.

Ashleigh Kline e sua equipe tiveram que mudar fundamentalmente a maneira como trabalhavam em resposta ao COVID-19.

Construindo novas equipes, apesar dos desafios

Diante desses desafios, Ashleigh, sua equipe e a família da Octapharma PIasma, Inc. (OPI) se uniram para garantir a segurança dos doadores e da sua equipe para continuar coletando o máximo possível de plasma. Muitos funcionários assumiram responsabilidades adicionais e alguns até mudaram de função para atender às necessidades do negócio. Juntos, eles não só recrutaram novos doadores para garantir um suprimento contínuo de plasma, mas também foram capazes de abrir novos centros de doação.

O objetivo, desde o início, foi prever o máximo de obstáculos possíveis para minimizar o impacto no nosso negócio, estando assim preparados para tudo. Como Brian Robinson, Diretor de Divisão da OPI, observa, foi uma abordagem "estamos todos no mesmo barco":

“Ter todos os departamentos trabalhando juntos com objetivos claros, foco, colaboração eficaz, comunicação consistente e acompanhamento frequente nos ajudou a atingir nossos objetivos.”

John Randolph, Diretor de Operações da OPI, compartilha uma visão semelhante: “Todos nós tivemos que estar prontamente aptos para nos adaptarmos, enquanto tomamos as decisões mais prudentes para nos ajudar a cumprir os prazos. Vários departamentos dentro da OPI continuam trabalhando de forma coesa para alcançar esse objetivo, enquanto permanecem organizados e focados em todos os nossos objetivos.”

Diante das restrições locais, estaduais e federais, desafios no fornecimento de materiais e interrupções na logística mundial e consequentes atrasos na construção, a abertura de vários novos centros foi uma conquista impressionante. “Houve momentos em que parecia uma luta difícil”, lembra John, “mas conseguimos trabalhando em conjunto, com objetivos claros e compartilhando nossos conhecimentos e habilidades entre as equipes.”

Elle Wall, gerente assistente da equipe de Desenvolvimento de Novos Centros, compartilha uma visão semelhante sobre o trabalho em equipe. “Trabalhamos com uma ótima equipe de colegas que são orientados para objetivos, que trabalham com eficiência e eficácia com os outros e que fazem tudo o que podem para cumprir nossas metas.”

Visão Geral

Coleta de plasma

O plasma pode ser obtido de doadores por meio de plasmaférese ou recuperado de doações de sangue total.

Construindo novas equipes, apesar dos desafios

Para Brian, o recrutamento e a seleção foram o maior obstáculo para a abertura dos novos centros. A pandemia criou um mercado de trabalho agressivo no qual a Octapharma competia pelos melhores talentos com outros centros de doação de plasma, empresas farmacêuticas e hospitais afetados pela COVID-19. Olhando para trás, Brian admite que liderança e trabalho em equipe foram cruciais nestes tempos desafiadores. “Tínhamos centros existentes que assumiam responsabilidades adicionais no apoio a novos centros em recrutamento, contratação e treinamento”, diz Brian, acrescentando: “Este foi um exemplo perfeito de excelência, indo além para apoiar a empresa como um todo”.

Como exemplo, o Raleigh Center auxiliou a equipe de Desenvolvimento do Novo Centro na inauguração do Rocky Mount Center. “Ao assumir a responsabilidade pelas tarefas que nos foram atribuídas - como se fossem para o nosso próprio centro - pudemos contratar e concluir o treinamento com uma parte da nova equipe de Rocky Mount”, lembra Ashleigh.

Juntos somos mais fortes

Olhando para o ano passado, Ashleigh tem certeza de que algumas coisas mudaram claramente. “Acho que esta pandemia aumentou a consciência de todos sobre o que é importante - a vida e aqueles que a compartilham com você”, diz ela, antes de acrescentar:

“Enfrentar os problemas levantados pela COVID-19 às vezes parece uma jornada sem fim. Mas, quando acabar, tenho certeza de que todos ficaremos orgulhosos e lembraremos como foi muito mais fácil e melhor compartilhar a jornada com bons colegas e amigos. E essa é uma boa lição para aprender.”

Visão geral da doação de plasma

Você sabia?

• A sessão de doação leva entre 40 e 90 minutos

• São retirados entre 300 e 880ml de plasma em cada doação