Permanecendo fortes, resilientes e ágeis

Lachen, Suíça
22/02/2021
Notícias corporativas
Relatório Anual 2020

Nota introdutória do Presidente & CEO

Wolfgang Marguerre, Presidente e CEO, Grupo Octapharma

Que ano 2020 notável. A pandemia global COVID-19 reformulou grande parte de nossas vidas, mas tenho orgulho em comunicar que a Octapharma não apenas superou todos os desafios, mas continuou a evoluir e crescer.

Para o relatório deste ano, falamos com alguns dos pacientes cujas vidas estão sendo afetadas por nossos produtos. As histórias de Kerrie, Ingrid e da jovem Avery e sua mãe Carrie nos lembram do impacto que nossos produtos têm todos os dias em nossos pacientes por todo o mundo. Também exploramos algumas das medidas que tomamos em resposta à pandemia.

À medida que governos e autoridades de saúde agiam para desacelerar a disseminação do vírus, estabelecemos uma força-tarefa de operações para monitorar e responder à situação que estava evoluindo rapidamente. Como resultado, implementamos protocolos de segurança aprimorados em nossos escritórios, locais de produção e centros de coleta de plasma, para que pudéssemos manter nossos funcionários e doadores seguros enquanto continuávamos a fornecer medicamentos vitais para os nossos pacientes.

No início da pandemia, reconhecemos que, devido às suas propriedades imunomoduladoras, a IVIG tinha o potencial de melhorar os resultados do tratamento e reduzir a mortalidade em pacientes com COVID-19 gravemente enfermos. Com base nos dados encorajadores obtidos nos estudos iniciais, lançamos um ensaio clínico de fase III para avaliar a eficácia e segurança do octagam® 10% em pacientes COVID-19 com progressão grave da doença. Este estudo foi aprovado pela FDA em maio sob uma aplicação IND (nova droga experimental) e deverá estar concluído no primeiro trimestre de 2021.

Além dessa importante iniciativa na COVID-19, obtivemos um bom progresso com vários outros ensaios clínicos em 2020.

Iniciamos o estudo PRO-SID (Profilaxia de Infecção Primária com panzyga® em Imunodeficiência Secundária em Leucemia Linfocítica Crônica) para avaliar sistematicamente a eficácia e segurança da IVIG para profilaxia primária para controle de infecção em pacientes com LLC. Além disso, lançamos um estudo de superioridade multicêntrico de fase 3 para comparar a eficácia do panzyga® 10% versus placebo em pacientes com síndrome neuropsiquiátrica de início agudo (PANS).

A FDA também aprovou as Informações de Prescrição (PI) atualizadas para Nuwiq®, nosso fator VIII recombinante derivado de linha celular humana (FVIII). A IP atualizada incluem dados de imunogenicidade do estudo NuProtect, o maior estudo prospectivo de um único concentrado de FVIII em pacientes não tratados previamente (PUPs) com hemofilia A.

Desde a sua fundação há 38 anos, a Octapharma cresceu e se tornou uma empresa verdadeiramente global. Em todos os principais países e regiões, somos um importante fornecedor do nosso portfólio de produtos que salvam vidas, assim como nos tornamos um parceiro confiável dos sistemas nacionais de saúde.

Continuamos a investir em 2020 em nossas capacidades de coleta de plasma fim de aumentar o suprimento futuro de nossos produtos salva-vidas para pacientes. Atualmente com a nossa frota na Alemanha e nos EUA operamos em mais de 160 centros de doação de plasma.

Apesar dos desafios significativos impostos pela pandemia em todos os aspectos do nosso negócio, conseguimos atingir receitas de € 2,393 bilhões, representando um crescimento de cerca de 8% em relação a 2019. Como estou ansioso para 2021 e acredito que a Octapharma está bem posicionada para continuar a crescer no futuro.

Wolfgang Marguerre
Presidente & CEO, Grupo Octapharma