Apresentando forte desempenho em 2022

Notícias corporativas
Annual Report 2022

Resultados financeiros

"Este forte crescimento foi possível graças ao engajamento e compromisso contínuos dos funcionários da Octapharma em todo o mundo, que trabalharam incansavelmente para aumentar a coleta de plasma, impulsionar a produção, garantir a entrega segura e oportuna de nossos produtos e se envolveram com nossos clientes e pacientes em todo o mundo."

Roger Mächler - Diretor Financeiro

O Grupo Octapharma mais uma vez apresentou fortes resultados em um ambiente desafiador em 2022, com vendas, lucro operacional, lucro antes de impostos e lucro líquido recordes. As vendas aumentaram em 13,7%, para €2,854 bilhões de euros, em comparação com o ano anterior, e a empresa gerou um lucro operacional de €522 milhões de euros.

Estes fortes resultados vieram contra o cenário da inflação crescente e das interrupções contínuas da cadeia de abastecimento resultantes da guerra na Ucrânia e do aumento do comércio global na sequência das restrições da COVID. Embora estes fatores tenham contribuído para um custo de vendas mais alto de €1,921 bilhões de euros em comparação com €1,702 bilhões em 2021, isto foi compensado por uma forte recuperação na coleta de plasma e pela contínua forte demanda por nossos produtos - mais notadamente nossa carteira de imunoglobulinas, fibryga®, wilate® e Nuwiq®.

O lucro bruto em 2022 foi de €933 milhões de euros, 15,5% superior ao do ano anterior e a margem bruta aumentou em 0,5 pontos percentuais, para 32,7%. As despesas operacionais para o ano aumentaram de €349 milhões de euros em 2021 para €412 milhões de euros. O lucro antes de impostos foi recorde de €503 milhões de euros e o lucro líquido de €448 milhões de euros, acima dos €438 milhões de euros em 2021. O caixa líquido das atividades operacionais foi de €324 milhões de euros. Nossa posição de capital continua extremamente forte, com um índice de capital próprio de 80,1%.

Este forte crescimento foi possível graças ao engajamento e compromisso contínuos dos funcionários da Octapharma em todo o mundo, que trabalharam incansavelmente para aumentar a coleta de plasma, impulsionar a produção, garantir a entrega segura e oportuna de nossos produtos e se envolver com nossos clientes e pacientes em todo o mundo. Sua dedicação tem posicionado fortemente nossa empresa para o crescimento futuro.

Ao comemorarmos 40 anos da Octapharma em 2023, pretendemos aproveitar essa força, otimizando nossos custos de coleta de plasma enquanto mantemos fortes volumes de coleta de plasma, racionalizando nossas operações e aumentando a utilização de nossa nova linha de fracionamento em Springe. Também continuaremos a atrair e reter os melhores talentos, investindo em nosso pessoal.

Estamos confiantes de que isto nos permitirá manter nosso forte histórico de crescimento ano a ano em 2023 e nos próximos anos.

Keywords

Annual report