Impulsionando a sustentabilidade na Octapharma

Notícias corporativas
Annual Report 2022

Sustentabilidade na Octapharma

Um dos cinco valores fundamentais da Octapharma coloca a sustentabilidade no centro de nossas operações e serve como base para práticas comerciais sustentáveis.

As metas globais de sustentabilidade ambiental da ONU são a força orientadora das iniciativas de sustentabilidade da Octapharma. Nosso foco de longo prazo está principalmente nas metas globais com as quais nós, como empresa, podemos contribuir mais: combater a mudança climática; trabalhar para o consumo sustentável de água; e contribuir para o uso sustentável de energia.

Johan Lindgren, Diretor de Organização Técnica Corporativa, explica: "Em nível de grupo, a Octapharma estabeleceu quatro metas-chave de energia e meio ambiente, todas vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:

• Reduzir a emissão de gases de efeito estufa

• Reduzir o consumo de energia

• Reduzir o consumo de água

• Redução de contaminantes no fluxo de resíduos.

A cada ano, cada uma de nossas unidades define suas próprias ações e melhorias para contribuir com as metas corporativas de KPI para minimizar seu impacto no clima, nos resíduos e na água, reduzindo significativamente o impacto ambiental global da empresa e, ao mesmo tempo, ajudando a dobrar nossos volumes de produção."

Rumo a um futuro com eficiência energética na Octapharma Viena

A Octapharma Vienna lançou várias iniciativas para melhorar a pegada de CO2e e o balanço de energia da unidade. A primeira delas foi a criação da Equipe de Energia do Local de Viena (SET VIE) no final de 2021. Liderada por Sebastian Ortner, com membros de divisões de todo o site, a equipe tem como objetivo

• Fornecer ideias e sugestões sobre como melhorar a economia de energia

• Apoiar o gerente de energia do local na implementação de várias medidas

• Trazer seus próprios conhecimentos específicos do departamento

• Participar ativamente das reuniões da SET VIE

Vários outros projetos já foram implementados ou desenvolvidos em Viena, incluindo:

Substituição de sistemas de refrigeração

Na unidade de Viena, as máquinas que usam refrigerantes com alto potencial de aquecimento global (GWP) estão sendo gradualmente substituídas por novos sistemas com refrigerantes naturais (por exemplo, amônia e CO2). Em 2022, a instalação PSA101 para fracionamento básico foi substituída por dois resfriadores de CO2 para reduzir as emissões ambientais da unidade.

Auditoria de purgadores de vapor e válvulas de segurança

Todos os aproximadamente 650 purgadores de vapor e 50 válvulas de segurança para vapor na unidade de Viena são verificados e mantidos anualmente para evitar perdas elevadas de energia (vapor).

Destilação de etanol

O etanol é reciclado na unidade de Viena, recuperando-o do "mosto" residual (uma mistura de água residual da produção de etanol) com a ajuda de uma coluna de retificação (destilaria). A Octapharma tem feito uma importante contribuição para a economia circular e a conservação de recursos com essa reciclagem de etanol por muitos anos. Este ano, a eficiência de reciclagem da fábrica foi aprimorada ainda mais com a adição de várias novas colunas de retificação.

"Devido à atual situação energética e ambiental, é mais importante do que nunca promover medidas adequadas para a redução contínua de nossas emissões ambientais", explica Sebastian.

Foco na sustentabilidade na Octapharma Lingolsheim (OSA)

A sustentabilidade é fundamental para a estratégia da OSA. "Integramos a sustentabilidade em nossa cultura corporativa local há vários anos e incentivamos os colegas de todas as nossas operações a adotarem uma mentalidade ambientalmente sustentável", diz Amélie Blum, Diretora de Responsabilidade Social Corporativa da OSA.That mindset has driven several important initiatives in 2022, including:

• Melhor recuperação de resíduos: 79% dos resíduos não perigosos (material e energia) são recuperados no local (em comparação com 50% em 2021)

• Tratamento local de resíduos: 95% dos resíduos da OSA são tratados em um raio de 20 quilômetros do local

• Melhor gerenciamento da coleta de resíduos: as caçambas de resíduos agora são coletadas somente sob demanda

• Eliminação de garrafas plásticas e distribuição de garrafas de água reutilizáveis no local

"A execução bem-sucedida de nossa estratégia de sustentabilidade ambiental exigirá liderança, inovação, investimento e mudança", diz Yann Veronneau, chefe da unidade técnica e responsável pela sustentabilidade na unidade de produção francesa.

Uma jornada de sustentabilidade ambiental para a Octapharma Stockholm (OAB)

"Sabemos que, se quisermos ter sucesso, precisamos ser sustentáveis", diz Jacob Bergdahl, diretor da unidade técnica. "É por isso que a sustentabilidade está incorporada em nossa estratégia de negócios."

O núcleo do trabalho de sustentabilidade é baseado na melhoria contínua.

Desde 2015, a OAB tem:

Redução do consumo de energia em cerca de 30% / tonelada de plasma

Uma pré-coluna para destilação de etanol foi instalada em 2017 e a produção passou a usar iluminação LED em 2019. Desde 2021, o mapeamento de energia identificou futuras medidas de economia de energia.

Reduziu o consumo de água em cerca de 20% / tonelada de plasma e trabalhou para eliminar os poluentes transportados pela água

A coleta de Triton X-100 foi introduzida em 2018; a unidade otimizou o consumo de água nos processos de limpeza em 2021 e fez a transição para o ajuste de pH sem nitrogênio da água em 2022.

Tornar-se uma unidade de produção livre de combustíveis fósseis

A unidade passou de uma caldeira a óleo para uma caldeira a vapor elétrica em 2016, mudou para eletricidade renovável em 2018 e agora usa 100% de eletricidade renovável. A OAB fez a transição para biodiesel 100% renovável para energia de reserva em 2021; o excedente de calor agora é usado para aquecimento; e a unidade alcançou o aquecimento sem fósseis em 2022. Como resultado, as emissões totais de CO2 equivalente por ano foram reduzidas de 8.157 toneladas para 943 toneladas.

Os compressores de gás fluorado foram substituídos por refrigerantes mais ecológicos em 2021.

Coletores solares foram introduzidos no centro de logística Arlanda Stad em 2022. A instalação cobrirá 40% da demanda total de energia no centro de logística.

"Hoje, a Octapharma AB tem um sistema de gerenciamento ambiental funcional e um grupo ambiental e de energia estabelecido que trabalha sistematicamente em nível local", acrescenta Jacob.

Impulsionando a sustentabilidade por meio da otimização de processos na Octapharma Springe

A Octapharma Springe, como todas as instalações da Octapharma, avalia os materiais e processos usados para fabricar nossos produtos e busca proativamente reduzir seu impacto ambiental.

"Estamos unidos pelo desejo de ultrapassar os limites da fabricação para fornecer medicamentos que mudam a vida de uma forma que respeite o nosso planeta", diz Ralf Brinkmann, chefe da unidade técnica da Octapharma Springe. "Ao incorporar a sustentabilidade em tudo o que fazemos - desde as instalações de produção até o paciente - estamos ajudando a fortalecer os sistemas de saúde para que sejam mais acessíveis e resilientes."

Essa abordagem sustentável integrada já alcançou uma redução de 900 toneladas de emissões de CO2 por ano por meio do uso de um sistema de neutralização de gases de escape para a limpeza de águas residuais. Outras iniciativas significativas incluem: recuperação de calor dos sistemas de ventilação; uso de bombas de calor no resfriamento central; uso de NH3 (amônia) como refrigerante natural; e a substituição consistente da iluminação convencional por LEDs.

"Estamos trabalhando ativamente no desenvolvimento de um suprimento de energia mais sustentável usando energias renováveis, como a energia eólica e solar", acrescenta Ralf. "Em última análise, isso nos permitirá gerar vapor sem queimar materiais fósseis."

Keywords

Annual report